Como se tornar um desenhista bem sucedido. Parte 1

O que é ser um desenhista bem sucedido? É ser famoso? É ganhar dinheiro com o desenho? Ou são as duas coisas? E a pergunta mais importante: o que fazer então para conseguir ganhar dinheiro ou ficar famoso com o desenho? Todo aspirante a desenhista um dia já teve essas dúvidas.

O conteúdo desta série de posts é baseado em minhas experiências pessoais e de forma alguma pretende ser um manual de verdades absolutas. Ele já foi exposto em uma palestra ministrada por mim em julho de 2010 na Comic Fair, uma convenção de HQs realizada dentro de um evento de mangá e animação japonesa chamado Anime Friends.

A idéia para escrever esses artigos surgiu quando eu imaginei que mais pessoas poderiam aproveitar dessas informações na hora de planejar os seus primeiros passos como desenhista profissional.

Parte 1 – Escolher como ganhar dinheiro desenhando

Bom. Você, que está lendo este artigo, quer se tornar um profissional na área, certo? Então deixe-me ir direto ao ponto: não será facil. (Imagine aqui o Capitão Nascimento te estapeando e berrando pra você pedir pra sair.) Uma coisa é desenhar por hobby: você desenha o que quer e quando quer. Outra coisa é desenhar profissionalmente: pedirão pra você desenhar coisas que você não quer pra ontem e descumprir o prazo traz consequências horríveis.

Leu até aqui? Está decidido em seguir em frente e encontrar uma forma de ganhar dinheiro desenhando? Então leia mais essa: não sonhe em ganhar fortunas com o seu desenho e nem pense que editores farão filas na porta da sua casa e brigarão uns com os outros para disputar a sua contratação.

“Mas Fabrízio, assim você está me desmotivando! Vim aqui ler este artigo para encontrar dicas em como me tornar profissional e estou quase desistindo de seguir essa carreira!”

Eu explico: viver de desenho não é brincadeira. Conheço pessoas que abandonaram os estudos e o trabalho para investirem 100% do seu tempo na carreira de desenhista… e não obtiveram sucesso. Portanto, se você estava pensando em fazer isso, volte atrás. Veja bem, não estou dizendo para você parar de desenhar, mas para que você leve o desenho junto com os seus estudos (Isso é muito importante: estudo em primeiro lugar! Sempre!) e junto com o seu trabalho. Só opte por largar o seu trabalho se a sua carreira como desenhista já estiver oferecendo uma estabilidade financeira suficiente para manter a sua vida.

OK! Se você leu até aqui e ainda está decidido em se tornar um desenhista profissional, vamos começar!

Primeiro, responda a pergunta: Como você quer ganhar dinheiro desenhando? Se a sua resposta foi “Eu estou com um mega-projeto de um mangá truculento, com mais de 250 capítulos, recheados de ação, comédia, suspense, terror, drama e uma pitada de erotismo! Só falta desenhar e publicar!” então pare agora mesmo!! Como diriam aquelas imagens motivacionais: VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO ERRADO!

Vamos abrir um pouco a sua mente. É comum associar a idéia de ganhar dinheiro desenhando com a de fazê-lo se tornando um mangaká (desenhista profissional de mangá, as histórias em quadrinhos japonesas). Mas o que poucas pessoas conseguem perceber é que não existe somente uma forma de ganhar dinheiro com desenho. Você já se imaginou desenhando para agências de publicidade? E para produtoras de jogos? Já pensou em oferecer horas de serviços em festas e eventos fazendo caricaturas? OPA OPA! Não torça no nariz para essas idéias! Todas elas atendem ao seu objetivo principal, que é tornar-se um profissional na área de desenho.

Saber quais dessas atividades você poderá exercer dependerá somente de uma pequena dose de auto-crítica para avaliar se a sua habilidade técnica no momento é compatível com o serviço que está sendo-lhe pedido. Por exemplo: publicar um mangá próprio com centenas de capítulos através de uma editora é uma tarefa que exigirá muito mais habilidade do que fazer caricaturas. (Sem desmerecer os caricaturistas! Eu também trabalho com isso!)

O que eu quero dizer é que é possível vender os seus serviços como desenhista possuindo qualquer nível de habilidade. Basta procurar um serviço em que o seu nível de conhecimento seja o suficiente para atender o cliente. Imagine a seguinte situação: você pode não estar com a técnica tão boa para produzir o mascote da nova campanha que uma agência está bolando para aquele produto super famoso, mas talvez você consiga atender as necessidades dos lojitas e dos pequenos escritórios do seu bairro que também estão precisando de um mascote.

Pegou o espírito da coisa? Então a sua primeira lição de casa é pensar o que você é capaz de fazer agora com o nível de habilidade que tem. Semana que vem eu publicarei a segunda parte desta série de posts, com a próxima etapa: O que fazer com o dinheiro que você ganhou desenhando? Como vender os seus serviços. (Edit: Há! Que cabeça a minha! Como teremos dinheiro na mão antes de vender o serviço para o cliente? O próximo artigo irá tratar da montagem do portifólio!)

Até lá!

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

Compartilhe:

Relacionado

33 thoughts on “Como se tornar um desenhista bem sucedido. Parte 1”

  1. Nossa este post, está excelente! Dando dicas cruciais para se tornar um desenhista com mente aberta!
    Muito bom Fabrizio!
    Paranbéns pelo post e pelo site!
    abraços

    1. fabrizioyamai

      Fala Digo! Valeu pela visita!

      Nessa série de posts vou tentar ajudar os desenhistas e aspirantes a trilhar o tortuoso caminho para se tornar um profissional bem sucedido. (Baseado em minhas próprias experiências, sejam elas boas ou ruins. XD)

      Fim de semana que vem tem mais!

      Um abraço!

      1. Julia

        sou criança, mas se vir meus dezenhos vai se inprecionar … mas querro ser uma grande dezenhista…bjs… obg!!!

  2. Gabriel C. Pieri

    Oi Fabrizio, obrigado pelas dicas, eu estava pensando em fazer esses planos que você citou para começar a trabalhar como desenhista e estava até começando fazendo desenhos para meuus colegas de classes. (como o mascote do time das olímpiadas, desenho para um site e etc…). Mas agora que li esse post conheçi uma maneira de poder começar começar, valeu cara.

    Uma pergunta, sou um estudante do 3° ano e gostaria de fazer uma universidade relacionada a desenho, se você fez alguma poderia me citar uma e qual curso?
    Obrigado, e se eu te ver na AreE te agradeço pessoalmente. ^^

    1. fabrizioyamai

      Olá Gabriel! Obrigado pela visita! Fico feliz que as informações do post tenham lhe ajudado de alguma forma.

      Bom, se você quiser direcionar o seu conhecimento para assuntos mais ‘mundanos’, conheço gente que faz arquitetura, design industrial e usam o desenho como uma ferramenta, um meio de atingir um objetivo, um fim.

      Se você está pensando em direcionar o conhecimento para o lado artístico, existem opções como as Belas Artes ou a Faculdade Paulista de Artes. Aqui, você usará o desenho como o fim propriamente dito. É a arte pela arte.

      Seria interessante entrar em contato com essas instituições e perguntar pelas especializações que oferecem e os campos de atuação possíveis depois de formado.

      Até mais!

  3. Nick

    Gostei do tópico,muito bem feito, eu mesmo não sei desenhar nem homens palitos direito, mas eu tenho um colega que tem talento para isso, vou mostra o tópico pra ele XD

    1. fabrizioyamai

      Olá Nick!
      Obrigado pela visita!
      Se o seu amigo se interessar, publiquei aqui no blog a parte 2 e a 3 desta série de artigos.
      Até mais!

  4. Gostei muito do seu Post. Sou iniciante e ainda cheirando a fraldas. Além de desenhista sou animador…amador. Como podes ver em meu canal do YouTube:
    http://www.youtube.com/user/dragonamikan?feature=mhum
    Também coloquei o site aonde posto meus desenhos. Não preisa falar muito…meus desenhos ainda não estão no nível desejado para estabelecerme no sentido profissional da palavra. Ainda falta muito para eu ousar criar um portifólio e sair a caça de trabalho.
    Se tu fores ver os meus desenhos aviso que estes são velhinhos. Os novos virão em breve assim que eu resolver certas questões pessoais.
    Mas enfim, espero que não sejam muitos ruins aos seus olhos.

    1. fabrizioyamai

      Olá Dragon!
      Obrigado pela visita!
      As suas animações são bem fluídas. Gostei de ver. Caso você sinta que os seus desenhos não estão num patamar que considere ideal, vale a pena procurar por cursos especializados (e não me refiro somente aos que ensinam o estilo mangá) para conhecer técnicas novas e aperfeiçoar o traço. Inclusive este será o assunto que tratarei na quarta parte desta série de artigos.
      Até mais!

  5. Pedro Henrique Silva do Nascimento Moura

    Achei a iniciativa bastante interessante, sei desenhar relativamente bem, não sou muito acostumado a fazer caricaturas por exemplo, mas tenho um nível bom, faço faculdade e não pretendo levar o desenho como profissão, mas como você bem disse, pode-se levar as duas coisas e se as oportunidades surgirem e derem estabilidade, pode-se optar pelo desenho, gostaria de pedir que ao final de cada série você pudesse divulgar uma data para o lançamento do “próximo capítulo” aqui, fico agradecido!

    1. fabrizioyamai

      Olá Pedro!
      Obrigado pela visita!
      Tenho publicado os artigos desta série um por fim de semana. Já foram publicados três e o quarto está programado para ir ao ar neste sábado, dia 19 de março.
      Até mais!

  6. Anderson

    Olá!!! Achei o máximo essa iniciativa de dar alguns toques para quem quer seguir nesse ramo, eu fui uma dessas pessoas que sonhava muito em trabalhar em editoras como Dc e Marvel, sendo que a realidade é outra. Hoje trabalho com ilustração para material didático da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ou seja, fiz o que vc falou na metade final do seu texto. Valeu cara!!!

    1. fabrizioyamai

      Olá Anderson!
      Obrigado pela visita!
      Realmente, o importante é o desenhista perceber as inúmeras possibilidades que existem para trabalhar com desenho.
      Sucesso pra ti!
      Um abraço!

    2. diego

      diz ai cara….dah pra ficar tranquilo quanto ao salário com esse tipo de ilustração?

  7. MERECIDAMENTE TWITADO!
    parabéns pela iniciativa fabrizio!

    1. fabrizioyamai

      Olá Daisy! Há quanto tempo! Tudo bem contigo?
      Obrigado pela sua visita e pelo tweet!
      Um abraço!

  8. Nyanko

    Muito bom o texto! Ele com certeza ajuda muito as pessoas q não conhecem sobre o mercado de desenho no Brasil a ter uma ideia melhor do que faz parte na vida de um desenhista! Para quase todos é preciso ser muito versatil com o estilo e treinar varios diferentes. Grande abraço!

  9. gabi

    Demais!!! Quero aproveitar e convidar desenhistas para nos enviar desenhos para estampar camisetas, melhores desenhos ou mais votados, o designer ganhará um ipod nano.
    Conheçam nosso site:
    http://www.camisetta.com/novo/

    Abs!

  10. Rosemary Moura

    Olá. li seu artigo e gostei muito. Não sou desenhista, mas estou desenvolvendo um projeto para aoa a empresa em que trabalho. Neste um dos itens é justamente um gibi para ser distribuído nas redes de escolas públicas gratuítamente com personagens nacionais. Se aprovado o projeto terá apoio de ONGs internacionais e nacionais. Já tenho a idéia do personagem principal e a história que dará margem para várias outras edições. Preciso que alguém entre neste projeto comigo pra ver no que dará. Pode me ajudar. Não tenho dinheiro só os contatos e a idéia que já esta desenvolvida. O projeto em si já está pronto para ser apresentado para a empresa mas ele está co-ligado a dis passos seguintes e este é um dos passos.

  11. elton

    fabrizio por fovor da uma olhada nos meus desenhos me contata por email ai eu te mostro.

  12. fabio

    Olá, Fabrizio!Quero dizer que adorei o seu post e que dei muitas risadas lendo, pois já passei cada uma por ser desenhista rsrs….e me ví dentro dos seus comentários e é exatamente isso mesmo,vida de desenhista é muuuito difícil.Tive alguns trabalhos publicados mas nada que me proporcionasse algum sucesso profissional.Ser desenhista é ter que matar uma manada de elefantes por dia, penso muito em desistir mas o amor por essa grande arte é maior que o desânimo.Por isso estou tendo que me reinventar como desenhista encontrando novos métodos e caminhos para tentar seguir em frente e quem sabe obter o tão sonhado sucesso nessa tão dificil e apaixonante carreira.

  13. Claudionor

    Olá! Tudo bem?
    É gostei muito dos esclarecimentos sobre o assunto, são realmente duvidas e preocupações q todos q trabalham nessa área de desenho tem.
    Eu desenho desde os 6 anos de idade hoje com 31, meu maior sonho é trabalhar em um estúdio de revistas em quadrinhos e gostaria de saber como faço pra conseguir algo nesse sentindo. Tenho apenas nível médio e facilidade de criação…
    vlw!!! Abraço!!!

  14. Olá, gostei muito da série e gostaria de saber como abordar meus primeiros clientes, como conseguir algum. Queria trabalhar com HQ e Mangá mas estou disposto a qualquer coisa, se quiser dar uma olhada nos meus desenhos: http://ohayo-otaku.deviantart.com/

  15. Ana Elisa

    Olá, acabei de ler e gostei muito do seu artigo… Eu estou fazendo curso de desenho tecnico e desenho grafico articulado com o 3 ano no senai… Eu estou pensando em fazer design de moda ou design grafico.na unesp, sera uma boa escolha?
    Seguindo essa prossiçao, adpraria se pudesse desenhar para sites ou editoras..
    Gostaria de um conselho.seu
    Boa noite

  16. oi fabrizio me diz uma coisa…eu fiz um mangá do naruto mais é naruto geraçao x. queria uma ajuda sua pra mim publicar ele. entre em contato comigo para me dar mais ajudas sobre isso no meu e-mail:jhonatanpinho@hotmil.com

  17. Julia

    oi gostei do topico tenho 10 anos e sou otima dezenhista ..obg …e… gostaria que visse meus dezenhos…obghttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=190672357740823&set=a.185681761573216.44840.185679564906769&type=1&relevant_count=1

  18. eu amei ficol otimo mas coloca mais fotos de seus desenhos

  19. Paula Stefany

    Eu inventei um super-heroi,chamado Kane Quest sonho muito em trabalhar na Marvel e sei que um dia vou chegar lá 🙂

  20. Meu nome e Poliana tenho 15 anos e gostaria de ser desenista.
    Moro em Parnaiba PIAUI.
    Meu sonho e que eu consiga algum dia ver meus desenhos na televisão.

  21. Meu nome e Poliana tenho 15 anos e gostaria de ser desenista.
    Moro em Parnaiba PIAUI.

  22. william

    Gostei muito desa ajuda para cer desenhista proficional !!!!obg

  23. Poliana

    Oi sou Poliana,me contrata xd

  24. Tenho uma amiga que passa o tempo a desenhar e desenha muito bem nao sei se é isso q quer pro futuro mas quetia que vissem os desenhos se tiverem interece eu envio os desenhos pelo site.
    Obrigada!

Deixe um comentário